Pedagogia da Palmatória

17-03-2010 17:18

Recurso rigoroso e disciplinador, atende, em especial, os pais autoritários que têm o desejo de terceirizar a educação dos filhos.

     Para os profissionais que acreditam que é preciso colocar freio na indisciplina, assim é essencialmente eficaz a palmatória. A revista Veja, em uma publicação antiga de 01/05/96 publicou uma reportagem que levantava esse assunto. Uma psicóloga dizia que a criança não deve ser punida na primeira vez que erra, que os pais devem explicar o porquê das possibilidades de castigo e alertá-la sobre as consequências de seus atos. O artigo trazia a ideia de que a palmada educa e que é inprescindível na educação da criança.

Pensando deste modo, se a metodologia para educar os filhos em casa é a punição física, como “domar” esta criança, que já está acostumada com tal adestração, sem o recurso de pena física como a palmatória?

 

Trago aqui um plano de aula para as pessoas que se interessam por este tipo de proposta:

 

Objetivos

1. Trabalhar os sentidos (menos a visão).

 
2. Exercitar a memória visual através dos outros sentidos.
 
 

Comentários

Vivemos num universo bombardeado de imagens: televisão, outdoors, revistas, etc. Diante de tantas imagens, acabamos esquecendo que somos dotados de cinco sentidos, deixando os outros quatro de lado. Estimular o olfato, o tato, a audição e o paladar pode ser um ótimo ponto de partida para um trabalho de arte contemporânea.
 
 

Material

Textos sobre arte contemporânea, devem ser utilizados como referências para a produção dos trabalhos.

 
Para a atividade:
- 4 embalagens pequenas para colocar os "cheiros".
- 4 recipientes para colocar os objetos tateáveis (as embalagens, se transparentes, devem ser forradas com papel escuro; os recipientes podem ser caixas de sapato, com tampa, ou sacos de pano; também podem ser usadas vendas nos olhos).
- Sugestões de "cheiros": sabonete, massa de modelar ou giz de cera, café, erva-doce ou erva-cidreira, essências diversas, cravo, canela, etc.
- Sugestões de objetos tateáveis: bolas de gude, grãos, algum metal (talher, ferramenta ou placa), pentes, tecidos, objeto fisioterápico (bolinhas fofinhas), etc.
 
 

Estratégias

- Leitura e interpretação dos textos.
- Discussão sobre os nossos sentidos.
- Imagens de diversos trabalhos de arte contemporânea.
 
 

Atividade

A partir do olfato e do tato (e da audição, caso os objetos tateáveis produzam sons), os alunos irão realizar um trabalho que pode ser pintura, escultura, instalação, etc., levando em consideração a memória visual que os outros sentidos aguçaram.
 

—————

Voltar


Crie um site grátis Webnode