Educação no Brasil República e na Contemporaneidade

 

 

 

 

Positivismo, vícios e vicicitudes, cientificismo, educação enciclopédica, funestos, verdades absolutas e fixas dentro das regras do cientificismo, ensino tecnicista, objetivo principal é aprender a ferramenta/técnica

 

Essa e escola normal foi construida para atender as leis do decreto de 27 de março. Formar professor para dar aula em escola primaria
          decreto escola normal e escolas anexas
terá ginásio, jardim de infânica, primária... Complexo de prédios para atender a necessidade de educar os brasileiros, até então analfabetos, para estarem abtos a indústria.

positivismo ensinamento deciclopedia
 
sistema educativo do brasil é regido por decreto, dorna inrredutivel, resisdente a corerção dos defeitos. decretos não tem flexibilidade, o que funciona para alguns
lugares não funciona para outros
 
metodo intuitivo defendido em são paulo- primeira escola foi constituidada lá. A base era sair de lá e ir para outros estados.
rui barbosa fundaram o embasamento para "liçaão de coisas"

 
positivismo = desenho deve observar a realidade positivista educar o olhar a ver o objeto tal qual ele é  a fim de desenvolver todas as faculdades das crianças. Fazer com que a criança veja com vigor aquilo que lhe é apresentado.
arte é percebção e cognição, portanto a inteligencia
 
preso ao que o outro te impoe é escravidão, preso a moda, a mídia.
paciencia história- primeiro conhecer o passado para depois criticá-lo.
olhar para o computador como instrumento ou como ferramenta de linguagem, quando?
 
a pesquisa cientifica, o tcc por exemplo, discute-se sobre filosofos em relação a arte o quanto ela é cientifica, como pode este trabalho ser poético, sensível se ele é cientifico?
. para entender a teoria é preciso olhar, observar empíricamente a construção da sua própria pesquisa. Como a gente pensa no desenho enquanto projeto, enquanto designo, desejo ou projeto de vídeo da linnha que se traça.. como ensiná-lo a visualisar uma observação empírica. É o ensino da prática pelo projeto. neste viés a arte torna se um instrumento de transformação uma pedagogia meramente retórica e verbalista. como sendo arte para educar a visão perceptiva, aprender arte para sensibilizar, capacitar a aprender outras matérias. ENSINAR O ALUNO A APRENDER.
SUBJETIVIDADE
HOJE O QUE VALE É O CONTEXTO. X pode ser errado e pode ser certo. Não existe verdade absoluta.
 
modeernidade liquida balmart

 

  No que diz respeito às atividades manuais que no período Imperial eram tidas como atividades de pouco valor e de responsabilidade de escravos, essas atividades hoje inseridas no contexto educacional ainda são muitas vezes consideradas de pouca importância e, no contexto profissional, boa parte é mal remunerada e discriminada.


            Muito se assemelha o ideal proposto pela educação da época em que a o ensino escolar passa a ter um papel importante para o desenvolvimento do país com a educação nos dias de hoje. A educação com interesses técnicos onde o estudante não era respeitado em sua individualidade e interesses, e que não lhe era dado subsídios para que se desenvolvesse em um aspecto crítico.


            O investimento necessário do poder público para obtenção de uma educação de qualidade é superado por interesses comerciais e muitas vezes individuais. Essa educação qualitativa é substituída por uma educação quantitativa, que visa resultados que mostrem números e alterando estatisticamente as pesquisas.
            A atual sociedade capitalista estabelece o investimento da formação técnica com a mesma perspectiva da época republicana, visando não modificar as relações de trabalho, nas quais a mão-de-obra barata, em sua maioria depende da atuação do trabalhador pacífico e dotado de conformismo, o qual muitas vezes acredita que sua precária condição social faz parte de um destino pré-determinado.
            A capacitação para o trabalho repetitivo e técnico é mais viável para o Estado no aspecto econômico e na manutenção de um sistema onde se instaurou a cultura da “ignorância”, para a garantia da permanência do sistema em vigor. É a escola e seu papel de formadora de cidadãos pouco resistentes aos interesses que partem do topo da pirâmide capitalista.
 

            É incontestável a relevância da escola e sua participação no crescimento econômico de uma nação. Mas desde que ainda haja espaço nesta mesma escola para a formação humanística do estudante, onde haja espaço para o reconhecimento e valorização de sua e de outras culturas, que reconheça o estudante como alguém que chega ao ambiente escolar com sua cultura, seus hábitos, interesses, etc.


Crie um site gratuito Webnode